Liderança FACE DESBRAVAR - CANDIDATURA

Publicado em setembro 19th, 2014 | por Vanessa Moraes

0

Cuidados na candidatura

Adventistas podem concorrer a cargos eletivos, mas devem observar orientações em relação à Igreja

Escrito por Felipe Lemos

O documento intitulado “Os Adventistas e a Política”, produzido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) na América do Sul, apresenta orientações, também, voltadas a pessoas que são membros da denominação e desejam concorrer a cargos eletivos. Não há impedimento oficial para que elas concorram a esses cargos, porém, algumas observações são feitas para esse tipo de atividade.

Conforme o documento, “candidatos adventistas não devem usar o púlpito e nem programas oficiais da Igreja para pedir votos”. Também há recomendação para que os membros que aspiram a cargos públicos eletivos deixem suas funções na congregação local. “No caso de pastores e obreiros assalariados, é obrigatório que os mesmos deixem seu trabalho na obra adventista antes de lançar suas candidaturas”, assinala o material.

Uso da marca e materiais adventistas

Outra orientação oficial da Igreja Adventista diz respeito à maneira como os candidatos se apresentam em suas campanhas. No documento é dito que “a Igreja Adventista do Sétimo Dia não autoriza o uso da marca oficial, materiais, símbolos, uniformes e nomes de quaisquer um dos seus departamentos, serviços ou projetos em campanhas públicas ou veiculação de material publicitário para fins de propaganda política”.

Alguns casos de uso indevido de marcas da Igreja chegaram ao conhecimento do escritório onde está a sede adventista na América do Sul (Divisão Sul-Americana) e as providências estão sendo tomadas porque existem regras dos próprios departamentos quanto a esse aspecto. No caso do Clube de Desbravadores, por exemplo, existe um regulamento adicional que proíbe uso de símbolos, emblemas, lenço e uniforme em relação a atividades partidárias. “No caso dos Desbravadores, os membros dos Clubes são livres para se candidatar, mas não podem usar o departamento para respaldar suas candidaturas. Quem desobedecer, é passível de ser desligado do Clube”, informa o pastor Udolcy Zukowski, diretor sul-americano dessa área.

Para acessar o documento, clique aqui.


Sobre o autor

é jornalista da Seven Editora, que atualmente publica as revistas Desbravar e Mais Destaque. Trabalhou no Unasp campus Engenheiro Coelho como assessora de comunicação. Foi Desbravadora por dois anos e venceu o Pregador Mirim em 2002 pela Associação Paulista do Vale (APV). É adventista de berço e seu maior sonho é mostrar Deus às pessoas através de seu trabalho. Gosta de cantar e não perde a oportunidade de tomar aquele suquinho de laranja natural. Saiba mais sobre ela e seus posts clicando aqui.



Deixe seu comentário pelo Facebook:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑

  • Envie sua notícia!

    Escreva sua notícia ou testemunho. Seu conteúdo poderá ser publicado na Revista Desbravar impressa ou mesmo aqui no site!
    Saiba mais

  • Vídeo

  • Curta-nos no Facebook

  • Enquete

    A Revista Desbravar chegou e conta com a sua opinião. Responda nossa enquete:

    Você já é assinante da Revista Desbravar?

    Ver resultados

    Loading ... Loading ...